
Ligue 968 079 157
Terapia Manual Integrada
Questões frequentes
1 - Mesmo com um toque tão leve, existem resultados?
Através do toque, mão comunica com o corpo. Tal como um psicólogo para avaliar tem de ouvir, o terapeuta para avaliar tem de sentir. Se falamos com alguém que está mesmo ao nosso lado, baixamos o tom de voz, porque a pessoa a quem nos dirigimos está logo ali. Se comunicamos com a pele, não precisamos de pressionar, porque a pele está logo ali. Se falamos com um órgão, procuramo-lo anatomicamente e adaptamos a pressão à profundidade onde ele se encontra. É por isso que a Terapia Sacrocraniana é suave e altamente eficaz, porque actua num sistema inteligente, logo abaixo da pele, que sabe exactamente do que precisa e é capaz de se regenerar quando está no seu pleno funcionamento. A Manipulação Visceral é mais localizada e depende da profundidade do orgão que estamos a tratar.
2- Como é que consegue avaliar qual é a minha disfunção apenas colocando a mão na minha cabeça ou no abdómen, ou levantando as minhas pernas?
O que distingue a Terapia Manual Integrada de outras técnicas de terapia manual é que segue os pedidos do corpo do paciente, para além dos sintomas. O nosso corpo tem um sistema inteligente que atrai a nossa mão para a zona com disfunção. A própria forma como atrai tem significados específicos, até tem a forma da estrutura afectada e a origem do problema. Não é facil explicar algo que, simplesmente se sente. Mas depois do problema resolvido, avaliamos novamente e... a queixa desapareceu. Fantástico!
3 - Porque parece que o terapeuta não se mexe?
Porque ele quase que não se mexe. Aquilo que procuramos no sistema sacro craniano é extremamente subtil e requer prática. No entanto, uma vez que tenhamos essa percepção ela fica connosco para sempre.
4 - Como é que um toque tão leve pode ter um efeito terapêutico tão profundo?
Nestas tecnicas terapeuticas conduzimos o corpo a usar o seu sistema de auto-regulação e a fazer as suas próprias correcções. Quando usamos mais força do que aquela que é necessária, podemos activar os mecanismos de defesa do paciente, levando à contracção involuntária dos tecidos e assim podendo causar complicações.
Esta abordagem terapêutica, suave e altamente inteligênte é o que permite que os tecidos relaxem e se libertem eficazmente através do seu proprio processo natural, com segurança e sem causar quaisquer complicações, adequando. Para além disso é o que nos permite seguir as indicações que o sistema de auto-regulação nos fornece.
5- Recebi um tratamento de Terapia Manual Integrada e fiquei surpreendido/a pelo facto de ter manifestado dor no ombro e a Terapeuta ter trabalho no abdómen, na cervical e na bacia. Como é possível?
Existem várias explicações, no entanto vou citar duas delas:
1) o Sistema Sacro Craniano compreende a ligação entre o sacro e o Cranio, através da coluna e do tubo dural, o qual se prolonga ao longo da espinal-medula. Qualquer tensão anormal exercida sobre esta membrana na zona do sacro pode manifestar-se na cabeça. Neste caso específico de tensão anormal, é aconselhável trabalhar as membranas que cobrem as raízes nervosas quando estas passam pelo ombro. Este movimento pode desencadear uma percepção de dor quando as raízes nervosas passam por esta zona;
2) a outra hipótese tem a ver com a continuidade do tecido conjuntivo ou fáscia, a qual envolve todos os músculos, ossos, órgãos, nervos, etc. Uma torção na região pélvica pode perfeitamente ascender pelo corpo, fora do Sistema Sacro Craniano através da sua fáscia, para a fáscia ou nervos do ombro.
3) outra hipótese é que o sacro, quando em torção pode obrigar a coluna a adaptar posturas compensatórias. Se existir qualquer reacção nos espaços entre as vértebras, através dos quais passam as raízes nervosas na cervical inferior, o nervo que alimenta esta zona pode ficar comprometido. Em qualquer destes casos, quando uma tensão anormal no sacro e região pélvica é corrigida, este efeito é transmitido à cervical e a dor é eliminada.
4) ainda outra hipótese é que a dor no ombro era uma dor reflexa, ou seja reflecte uma disfunção de outra estrutura do corpo, como por exemplo um órgão ou um ligamento.
5) por úiltimo, mas não menos importante é a vertente comportamental da dor, ou seja, uma situação de vida com a qual o paciente não está a conseguir lidar. Pegando no mesmo exemplo, uma queixa no ombro direito pode estar relacionada com com uma mulher que está numa posição hierarquica superior, seja no trabalho, na familia ou nos amigos.
É necessário uma certa prática da parte do terapeuta para poder efectivamente sentir as origens da dor ou disfunção em zonas onde por vezes não existe dor ou desconforto, porque as estruturas já compensaram.
Não é um trabalho de adivinhação. É um processo de reabilitação do corpo, da mente e da vida do paciente.
6 - Pode a Terapia Manual Integrada ajudar pessoas numa faixa etária já avançada, que demonstram diminuição de mobilidade e maior fragilidade?
Certamente que esta terapia pode contribuir positivamente para estas situações. Após o tratamento pessoas de idade bastante avançada tornam-se mais ágeis, desenvolvem mais energia e demonstram melhoras no seu intelecto e memória. Esta terapia diminui ainda a retenção de líquidos e fortalece o sistema imunológico.
7 - Posso receber tratamento durante a gravidez?
Sim, é conveniente e é seguro porque a Terapia Manual Integrada mobiliza e intensifica muitos dos processos normais de adaptação do corpo, tornando-os mais fáceis e funcionais durante a gravidez.
8 - Será que a Terapia Manual Integrada pode causar parto prematuro?
A Terapia Manual Integrada assiste e mantém os processos fisiológicos normais. Portanto, nunca poderá induzir um parto prematuro. Assim, esta terapia não só contribui para um parto mais confortável como também ajuda na recuperação pós parto, tanto da mãe como do bébé
9 - Qual a vantagem que existe para o recém-nascido ser tratado com estes métodos?
A Terapia Manual Integrada pode corrigir problemas com efeito imediato e permanente, resultante do próprio parto. Este momento normalmente não é simples e rápido e por vezes o bébé é sujeito a torções, forceps, etc. Tudo isto pode dar alterações na estrutura craniana e desencadear disfunções como cólicas, irritabilidade, problemas respiratórios, hiperactividade, dislexia, convulsões, alergias e um leque enorme de disfunções.
10 - A Terapia Manual Integrada em crianças, pode ajudar em:
Alergias Respiratórias;
Intolerância alimentar;
Problemas metabólicos e digestivos como cólicas;
Disfunções do comportamento, como a hiperactividade, Irritabilidade, Agressividade, timidez, fobia social, etc.
Autismo: Foram realizados vários estudos cientificos acerca dos efeitos em crianças autistas, nomeadamente no efeito da aprendizagem da fala e audição e da diminuição do estado de pânico, relação social, afectividade.