
Ligue 968 079 157
Terapia Manual Integrada
sobre nós
A TERAPIA MANUAL INTEGRADA é a integração de várias especilidades de terapia manual que abrangem as várias estruturas do corpo humano, (sejam elas musculares, neurologicas, viscerais ou emocionais), que concilia e segue fielmente os ensinamentos de Jean Pierre Barral, Jonh Upledger e Alain Croibier, três dos melhores osteopatas mundiais, responsáveis pela emergência de uma nova abordagem osteopática baseada em tratar o que os tecidos pedem e não o que os sintomas do paciente parecem mostrar.
Dentro do corpo humano tudo está ligado. Uma intervenção apenas no músculo ou no osso seria como pintar a parede exterior da casa, deixando as paredes interiores, os tectos e o telhado por recuperar.
Dando apenas um exemplo, a vertebra D10 e D11 está ligada directamente ao estomago. O paciente pode ter queixas na coluna e, na verdade pode ser um problema visceral ou neural, atendo às ligações que existem dentro do corpo e ao seu movimento interno .
O corpo humano tem os seus próprios métodos de reequilíbrio e manutenção do funcionamento para manter a sobrevivência. Não é por acaso que vários sistemas funcionam independentemente da nossa vontade, ou seja o coração bate e o pulmão respira enquanto estamos a dormir, uma ferida sara enquanto fazemos o nosso dia-a-dia, a digestão procede enquanto vamos trabalhar. Estes são alguns exemplos do funcionamento desta máquina biologica tão bem organizada que é o corpo humano.
E é ela que nos guia na nossa prática clinica!
Como decorre uma sessão de TERAPIA MANUAL INTEGRADA?
É muito simples. Após o paciente transmitir porque nos procura, são utilizadas técnicas manuais de avaliação para percebermos quais são as principais queixas do seu corpo naquele momento. Só depois se segue a reabilitação da estrutura, seja ela musculo-esquelética, visceral, neuronal, vascular, comportamental, emocional, etc.
Imagine que a sua queixa principal é dor de cabeça. A avaliação pode mostrar que o ovário direito está em disfunção, ou a vesícula, ou a hipófise ou a vértebra C6 (cervical), ou o diafragma, ou a tiroide, ou a querer resolver demasiadas situações ao mesmo tempo... Todas estas situações são possíveis e plausiveis. E como deve imaginar, o seu tratamento, mesmo manual, difere bastante.
A sessão tem a duração aproximada de 1h/1h30 consoante as situações e é sempre precedida e terminada com CHECK UP MANUAL. O tratamento segue a informação que o corpo nos dá, cruzando com as queixas do paciente.
As repetições diferem consoante a origem do problema, da idade do paciente e há quanto tempo estes sintomas têm estado presentes, mas podem ir desde 1x por semana a 1x de 3 em 3 meses.